13.9.07

Novo Mercado em Mídia Digital Móvel - TV Ônibus

Mídia Digital Móvel TVO - Ônibus

O mercado publicitário ganha, a partir do dia 1º de outubro, uma nova opção de mídia digital móvel. A Mixer Participações, holding de audiovisual que inclui a Mixer Produções, coloca em operação a TVO, empresa que vai operar aparelhos de TV LCD (17 polegadas) em ônibus públicos na cidade de São Paulo. O número de aparelhos em cada veículo varia conforme a capacidade de passageiros, ficando entre duas e quatro TVs. De acordo com o presidente da Mixer, João Daniel Tikhomiroff, a idéia é levar, principalmente, entretenimento ao usuário deste transporte público.

- Vamos oferecer conteúdo feito não apenas pela Mixer, mas por outras produtoras até mesmo do exterior. Mas 70% deverão ser nacionais - diz Tikhomiroff, ao enfatizar que a TVO é uma empresa com operação independente da produtora Mixer.

Tikhomiroff destaca ainda o aspecto de entretenimento desta opção de mídia dentro dos ônibus. - Em média, uma viagem de ônibus dura 40 minutos. É um entretenimento gratuito - completa. Dos blocos de 30 minutos, 24 minutos são de conteúdo e seis, de publicidade - no total, são seis brakes de um minuto cada.


No conteúdo a ser exibido estão animações, dicas de saúde e beleza, informações culturais, esporte e humor.

O investimento inicial para que a TVO comece a operar alcança a casa de R$ 3 milhões.

- Nossa meta é faturar R$ 30 milhões no primeiro ano de atuação - revela Tikhomiroff.

A parceria envolve 80% da frota da SPTrans - ou seja, 6,5 mil dos 8 mil ônibus. No início, no entanto, as TVs estarão em 500 veículos. Até abril do próximo ano, serão mais 700 incluídos na operação.

- Aí, então, vamos atingir 1 milhão de passageiros todos os dias - informa o diretor Eduardo Aidar.

Tikhomiroff lembra que esta audiência é maior do que de algumas redes de televisão no país. Sobre os custos de veiculação, Aidar diz que um comercial de 30 segundos custa R$ 333 mil, com direito a duas inserções por hora.

Tikhomiroff não esconde os planos de expansão. Primeiro fora da cidade de São Paulo, depois em algumas cidades da América Latina.

- É uma mídia que já deu certo em outros países da Europa, nos Estados Unidos e até na China - diz o diretor executivo da TVO, Fabio Ribeiro.

Fonte: Terra