19.2.08

Google Android - Publicidade no Celular

Google Android - Publicidade no Celular

Apesar de estar presente no Mobile World Congress, o Google se manteve discreto e preferiu deixar seus parceiros na empreitada do Android apresentarem os protótipos de telefones rodando o sistema operacional.

A previsão é de que os primeiros celulares com sistema do Google comecem a ser vendidos a partir do semestre que vem. Mas, durante o Mobile World Congress, a LG e a Samsung, que são parceiros do Google, anunciaram que os seus modelos só estarão disponíveis entre o final do ano e o início de 2009.

Do lado das operadoras que fazem parte da Open Handset Alliance - a aliança do Google em torno do Android -, não houve nenhum anúncio. A Telecom Italia, que controla a Tim no Brasil, e a Telefónica, que tem participação na Vivo, estão dentro desse grupo.

A demonstração dos protótipos do Android na feira ficou por conta então dos fabricantes de chips e equipamentos eletrônicos para celular.

Um dos protótipos que mais chamou a atenção foi um celular da ARM, um fabricante de processadores. No final, o Android mostrou que é um sistema rápido. É possível navegar pelo menu com facilidade e as funções do telefone são abertas instantaneamente.

Mas os protótipos não iam além das funções básicas que já tinham sido mostradas pelo Google na apresentação do Android. Isso porque, como o sistema tem código aberto, ainda é esperado que programadores de todo o mundo criem aplicativos e novas funções para o Android.

E se o objetivo do Google é usar o Android para levar a publicidade aos celulares ainda não ficou claro como isso estará presente no sistema. Pelo menos não nos aparelhos da feira.

Fonte: Estadão