11.2.08

Google Voice Local Search - Busca por voz, pelo celular e de graça!

O Google está testando o uso de voz para realizar buscas por telefone.

A empresa está convidando os usuários de telefones nos Estados Unidos a discar 1-800-GOOG-411 (1-800-466-4411), de qualquer aparelho, para testar um serviço gratuito de informações por voz que ela chama de Google Voice Local Search, disponível no site experimental Google Labs.

"Usando esse serviço, é possível obter acesso rápido à mesma informação local que se pode obter no Google Maps. Não é preciso computador, conexão com a Internet e nem mesmo usar o teclado do celular"


Os detalhes estão disponíveis em http://labs.google.com/goog411/.

Confira o vídeo: http://www.google.com/goog411/

A experiência do Google surge semanas depois que a Microsoft fechou acordo para adquirir a Tellme Networks, uma empresa de buscas ativadas por voz. A compra da Tellme é a maior aquisição da Microsoft nos últimos cinco anos.

A melhora na qualidade e a queda nos custos da tecnologia de buscas ativadas por voz estão atraindo empresas de Internet como o Google, Microsoft e Yahoo para a área do marketing telefônico.

Analistas do Kelsey Groups estimam que o mercado norte-americano de informações telefônicas gere 9,4 bilhões de dólares ao ano. No mundo, o movimento desse mercado chega a 13 bilhões de dólares.

Desde 2002, o Google vem conduzindo testes intermitentes sobre métodos de permitir que usuários de telefones solicitem informações por voz, em lugar de usarem os teclados de seus aparelhos ou métodos mais complexos.

Matt Booth, analista do Kelsey Group em Pasadena, disse que a potencial entrada do Google no mercado de informações telefônicas poderia transformar o cenário econômico desse setor, no qual os usuários dos serviços "411" convencionais estão acostumados a pagar um dólar ou mais por ligação de assistência.