18.5.08

O que é melhor: Sites em HTML ou FLASH?

Indexação em sites de busca

As principais diferenças de um Projeto feito a partir da tecnologia Flash em relação ao HTML diz respeito a indexação em sites de busca já que o Googlebot, robô que indexa as páginas do Google, não consegue capturar perfeitamente o conteúdo do Flash tal como o conteúdo de uma página em HTML. No conceito de SEO (Search Engine Optimization) o conteúdo é importantíssimo e se ele não consegue ser visto pelos buscadores provavelmente seu site não será indexado pelos mesmos e quem não sabe que a sua empresa existe continuará a não achá-la pois é nos buscadores que encontramos aquilo que desejamos.

Atualização mais rápida e com custos menores

Atualizar páginas em Flash também é muito mais dispendioso sem contar ser impossível se o desenvolvedor do mesmo não deixou os arquivos originais FLA a disposição do cliente.

Alguns sites possuem conteúdo nas suas páginas que não é possível ser copiado, ou seja, está dentro de um arquivo SWF próprio do Flash mas que não consegue ser lido tanto por uma opção de selecionar o texto como por um sistema de busca.

Mudança de layout no site ou inserção de novo item de menu

Existe também o inconveniente de quando se deseja fazer alguma mudança de layout ou adicionar nova área no site ser necessário mudar todo o Projeto do mesmo pois o Flash não irá permitir uma mudança de visual sem que seja necessário pagar a um desenvolvedor da área para que ele desmonte o que já existia para criar algo novo.

Demora no carregamento das páginas

Sites em Flash são mais demorados para carregar mesmo para quem utiliza tecnologia de Banda Larga. Se voce carrega uma página em Flash hoje e amanhã volta a le-la provavelmente terá que carrega-lá novamente agora se o seu site foi criado em HTML a página será carregada muito mais rapidamente e ficará em Cache tanto na máquina do usuário quanto nos Proxy dos servidores diminuindo o tempo de carregamento da mesma nas próximas visitas.

Algumas Diretrizes de conteúdo e design encontradas no site do Google e que não se encaixam no caso de
sites em Flash

  • Construa um site com uma hierarquia clara e links de texto. Cada página deve ser acessada a partir de pelo menos um link de texto estático.
  • Crie um site útil, com muitas informações e páginas que descrevam de forma clara e precisa o seu conteúdo.
  • Pense nas palavras que os usuários digitariam para encontrar suas páginas e verifique se elas aparecem no seu site.
  • Tente usar texto, em vez de imagens, para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. O rastreador do Google não reconhece texto contido em imagens.
  • Verifique se as tags TITLE e os atributos ALT são descritivos e precisos.

As diferenças entre criar um site em FLASH em comparação ao HTML servem para ilustrar situações comuns que ocorrem a todo instante o que significa que dependendo do site e dos usuários se opte em criá-lo em FLASH. Em via de regra sites institucionais devem adotar o simples porém eficiente HTML.