25.7.07

Marketing de Busca - Links Patrocinados


Deixe o Cliente Achar Você!

A aquisição de clientes on-line também se desenvolveu.

Trata-se de uma das principais exigências para qualquer empresa, jovem ou madura. A nova safra de anúncios contextualizados e de marketing de mecanismos de busca, ou simplesmente marketing de busca (SEM - Search Engine Marketing), promete alcançar um cliente novo de maneira muito mais relevante que outras ferramentas.

É o mais importante avanço em tecnologia nessa direção.

O marketing de busca é eficiente em contribuir para estabelecer relações individuais com os clientes porque é um passo na direção de ser realmente significativo para o cliente. Como ferramenta de aquisição, não apenas é mais significativo e menos intrusivo como também possibilita avaliar e gerir melhor o valor do cliente do que outras formas de marketing de conquista.

A premissa é que, quando os clientes vêm em busca de certas palavras-chave relativas a um produto ou serviço que sua empresa vende, você quer estar lá. Portanto, sua mensagem é lançada como resposta a uma iniciativa do próprio cliente.

Em outras palavras, com marketing de busca você compra algumas palavras-chave em vários sites de busca e, então, fica ali esperando os clientes aparecerem nesses sites, um a um, quando eles buscam por aquelas palavras. Se o marketing de aquisição tradicional é como caçar, o marketing de busca é mais como espalhar armadilhas.

Gostamos de marketing de busca como ferramenta de aquisição porque, em vez de interromper o cliente em potencial, espera que ele esteja pensando naquelas coisas que são importantes para sua oferta e, então, "pega uma carona" na própria busca por informações ou idéias.

Achamos que é realmente uma boa estratégia. É o tipo de esforço de aquisição com maior probabilidade de ter significado para o cliente e, como resultado, ser menos intrusivo e mais amigável.

De acordo com o Internet Advertising Bureau, essa modalidade será responsável por 51% dos US$ 24 bilhões gastos globalmente em marketing na internet neste ano.

E isso é, com certeza, motivo de preocupação. Esses números mostram que as empresas agora estão gastando metade de seu orçamento online, ou até mais, apenas para se apropriar de palavras-chave e se colocar no topo da lista de resultados quando os clientes fizerem suas buscas.

Considerando que o marketing de busca é mais amigável para o cliente, esses números que já tomam uma grande fatia do mercado, tenderão a subir?