25.7.07

O que é Marketing Digital?

Afinal, o que é WEB Marketing ?

WEB Marketing ou Marketing digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos e ganha muita força em 2005.

Se você já ouviu falar de:
- Celular MMS
- DVD
- Sites inteligentes
- CD-CARD
- SMS Marketing
- E-Mail Marketing
- VoIP
- Videos Digitais
- Wi-Fi
- Bluetooth
- Video on demand
- ITV
- Newsletter
- E-Paper

Bem provável que esteja se familiarizando com o tema.

Se você prestar atenção irá perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à Internet. ( Skype, Messenger, Orkut, Celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing, etc….)

Verá que a comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.

As empresas que desenvolveram seu WEB Marketing de forma eficiente aliaram a esta possibilidade de presença em TODOS os locais que a ela possa interessar, Mobilidade e Interatividade. Estas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do WEB Marketing.

WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam:

… ampliar os negócios das empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes)

… desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo

… fortalecer sua marca no mercado.

Enfim, gerar negócios… on-line ou off-line

Como exemplo de vantagens do WEB Marketing em relação ao tradicional podemos citar:

- alcance;
- agilidade;
- custo;
- interatividade.

Mas para uma empresa obter sucesso na sua Estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:

1º) posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca
2º) oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado)
3º) segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse
4º) desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o Mercado

Aliado a possibilidade de medir TODOS os resultados de qualquer ação de WEB Marketing, temos aqui a verdadeira Evolução na forma de Comunicação das empresas.

O resultado prático destas ações de WEB Marketing será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado e feliz pelas informações que a sua empresa oferece. Se todos estas ações forem implementadas de forma efetiva, você terá não só clientes, mas clientes satisfeitos.

Fonte: http://www.baguete.com.br/