30.6.08

Transações Bancárias via TV Digital - Handbank

Bancos aderem a transações via TV Digital - HANDBANK

Assim como aconteceu com os aparelhos celulares, que hoje, além de fazerem chamadas, servem para fotografar, filmar, ouvir música, assistir a vídeos, entre outras funcionalidades, a TV Digital também não servirá apenas para exibir sinais de televisão em alta qualidade.

Acessar o banco e declarar imposto de renda por meio dela poderão se tornar realidade em breve. A partir de julho, o Lemon Bank, único banco privado brasileiro a atuar exclusivamente com correspondentes, vai aderir à tecnologia HandBank, que permite realizar diversas funções bancárias por meio do controle remoto da TV digital.

Por meio dessa tecnologia, os clientes poderão realizar pagamento de contas, saldo, extrato e recarga de celular. De acordo com o diretor geral do Lemon Bank, Gilberto Salomão, a novidade garantirá mais conveniência e comodidade ao clientes na realização de serviços financeiros. "O cliente poderá resolver situações que antes o obrigava a perder tempo no trânsito e em filas sem precisar abandonar o conforto da sala de sua casa".

Adeptos

Outra instituição que já anunciou o início das operações via TV digital foi o Banco do Brasil. De acordo com o gerente de tecnologia do banco, Pedro Pivotto, a intenção é facilitar a vida de seus clientes.
"Nem todo mundo tem computador para acessar o internet banking, mas quase 100% dos lares com energia elétrica possuem ao menos um aparelho. Acreditamos que a TV Digital vai se disseminar por grande parte da população e será benéfico para os clientes, se eles puderem acessar o banco por meio dela" , explica.

A intenção do banco é que o novo canal de comunicação esteja no ar até o final deste ano. "Dependemos de algumas burocracias, mas estamos trabalhando para que, assim que esses conversores estiverem no mercado, o nosso canal entre no ar".

Segurança

O Lemon Bank utilizará o HandBank criado pela ATP com a solução da Impacto Engenharia de Sistemas, que apresenta importantes diferenciais, como rapidez e segurança.

O banco informou que os serviços bancários realizados pelo controle remoto se utilizarão dos padrões de segurança já utilizados na Rede Verde-Amarela (RVA).

A ATP informou que colocará o HandBank à disposição de todos os bancos conveniados à RVA, entre eles, Banco do Nordeste, Banestes, Besc, Santander, Banpará, BEP, Banrisul, Banese, BRB, Nossa Caixa, Mercantil, Sicredi e Incentive House.

Fonte: InfoMoney